No Brasil, o culto aos npungus e nkisis à través dos seus mensajeiros - os ngangas - foi misturado na escravidão com o culto aos Encantados e aos pajés ( da cultura tupí-guarani ) e também com o dos iorubás, surgindo os siguintes novos cultos, fruto da miscelánea:
Makumba - Que vêm de "ma-kiumba" (espíritos da noite). Foi assim chamado o mais primitivo culto sincretista no sul do Brasil (e o primeiro originado em Brasil), dada sua maior prepônderancia banto; é déla que descem os outros cultos afro-brasileiros com influência das naçoes Angola-Congo, Tupi-guarani, Nagô e a Igreja, nessa ordêm. A ração de se chamar makiumba (logo após por deturpação da palabra ficaria makumba ou macumba) foi justamente, porque é um culto que se faz na noite, onde deberiam-se chamar necesáriamente os espiritos da noite (almas de outros sacerdotes do culto - Eguns ou Ancestrais). No culto iorubano-nagô conhece-se e rinde-se culto aos Ancestrais-Egun, porém elos são afastados dos rituais aos orixás, tentando ter um contato com outro tipo de energias, isto ajudou, para que os rituais onde se chamabam eguns fossem menospreçados, pejorados e mal interpretados. Por outro lado, a Igreja também condenaba os cultos con influência indio-banto onde se fazia beberagem e supôstamente orgias. Na verdade, as danças bantos eram no Brasil e ainda são na África bastante eróticas, e também é verdade que os Guias bebem y pitam, porém dista muito de ser uma orgia ou um beberagem. Depois, quando os grupos de nações começan procurar sua identidade, dividem-se os principais compônentes da makumba, aparecendo: Candomblê de Angola; Candomblê de Congo; Candomblê de Caboclo ou dos Encantados; Catimbó; - todos elos em procura duma raiz cultural - y também, a finais do século XIX surgem da macumba urbana (onde tinhan muita participação os brancos pôbres e os descendentes de escravos) a Umbanda e a Kimbanda com influências para o Espiritismo e com muito sincretismo. Na kimbanda, permaneceu grande parte do culto aos ngangas da nação Angola-Congo, porém misturado com o diabo (pêlas influências dos mitos e tabúes dos proprios integrantes - que não tinhan conhecemento das orígems - ) e também embaixo do pé do orixá iorubá Exu. O titulo desta página teria qui ser : O kimbanda "na sua lei".
A seguir oferecemos um listado com às coincidências (muitas para não ser tidas em conta) entre a Kimbanda (afro-brasileira) y o Kimbandismo (afro-bantu):
Kimbanda brasileira | Kimbanda (na Angola) |
Os Espiritos que chegam são mensageiros do Nkisi / Orixá (Exu ou Aluvaiá) que trabalham com as Almas durante a noite. | Os Espiritos que chegam são mensageiros dos Nkisi / Npungus que trabalham com as Almas durante a noite. |
Os chefes quando possuidos pôdem se contatar com o Alêm. | Os chefes quando possuidos entram em contato con o Reino de Kalunga Ngombe (o Além) |
Os Espíritos foram em vida chefes do culto. | Os Espíritos foram em vida kimbandas (chefes do culto) |
O batismo ou iniciação é feito com sangue, o iniciado tem que ficar isolado por sete dias e símbolo do chefia é uma bengala. | A iniciação é feita com sangue. O iniciado fica isolado no mato por sete dias e o símbolo do chefía é uma bêngala e um chicote feito com cauda de zebra. |
Ùsa-se bebida e charuto para ter uma melhor incorporação e agradar ao Espírito Guia. | Ùsa-se bebida, suco de ervas e charuto que são consumidos pêlo Chefe incorporado com seu Guia. |
Na ceremônia fúnebre se façem sacrificios con danças e grandes banquêtes. | Nas ceremônias fúnebres sacrifican-se animais segundo o poderío do sacerdote quando vivo. Geralmente são touros acompanhados com cabritos, galos e um gato. Seguem festas durante sete dias. |
Usa-se amací (suco de ervas) en seus rituais. | Usa-se amací para tudo. |
Os espíritos "montados" em seus "cavalos" dançam e cantam acompanhados pêlo som dos atabaques, dando "gargalhadas". | Os espíritos "montados" en seus "cavalos"dançam e cantam no meio da mata sagrada, pêla noite, acompanhados por tambores, dando gritos alongados proprios do povo banto quando está-se festejando um evento social-religioso. |
A Pombogira é considerada como uma rainha e "mulher de sete maridos", sendo muito respeitada. | As mulheres bantas que conseguem o grau de sacerdotisas são consideradas como "rainhas" ou "chefas" podendo ter muitos maridos que passam a ser como escravos delas. Daí elas ser chamadas "njinjas" (rainhas) |
Riscam-se pontos ou símbolos mágicos e usa-se fundanga, álcool, tochas, etc. Para certos trabalhos. | Riscam-se símbolos mágicos para atrair ou rejeitar coisa boa ou má, sendo também usada a fundanga (polvora) o álcool, tochas, etc. |
Em algumas casas os iniciados possuidos dançam en roda, que vai em sentido contrário às agulhas do relógio, sendo olhados pêlo chefe, que fica fora tomando conta de tudo. | Dançam em roda anti-horaria, olhados pêlo tatá-nganga ou tatá-kimbanda (chefe supremo) que fica ao lado dos atabaques sentado num trono. |
Chefe de kimbanda Seu Osvaldo do Exu Rei (Babalorixá Osvaldo Omotobàtálá).
0 comentários:
Postar um comentário